São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Síria e Israel retomam diálogo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Israel e Síria retomaram ontem conversações de paz nas imediações de Washington. É a terceira rodada da atual fase de negociações entre os países.
O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, fez um apelo aos diplomatas dos dois países para que passem a oferecer concessões recíprocas com o objetivo de chegar a um resultado em curto prazo.
Israel pode abrir mão de sua atual exigência de manter postos de observação nas colinas do Golã após a sua retirada, desde que a Síria concorde com um pacote de medidas para garantir a segurança de Israel.
Prevê-se que esta rodada dure uma semana. Christopher está com viagem para o Oriente Médio agendada para quarta-feira.
O governo Clinton está empenhado em obter um acordo de paz entre Israel e Síria antes da eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos. Ele seria o coroamento do processo de pacificação do Oriente Médio.
Christopher também tenta conseguir do recém-eleito governo palestino a anulação do artigo constitutivo da Organização para a Libertação da Palestina que prega a destruição do Estado de Israel.
O secretário disse que, se em 60 dias esse ponto não foi abolido, os EUA suspenderão a ajuda de US$ 500 milhões prometida ao governo palestino.

Texto Anterior: Peres encontra o líder da OLP
Próximo Texto: Peres encontra o líder da OLP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.