São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Peres encontra o líder da OLP

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê de Israel, Shimon Peres, e o líder da OLP, Iasser Arafat, se encontraram ontem pela primeira vez desde as eleições palestinas de sábado.
Arafat repetiu ao premiê o que já dissera à Folha: os palestinos já reconhecem, na prática, Israel. O encontro aconteceu em Erez, Israel, perto de Gaza.
Ele também desejou sorte às negociações de paz entre Síria e Israel (leia texto ao lado). Em troca, Peres cumprimentou Arafat (a quem chamou de "rais", presidente, em árabe) pela eleição.
Peres também se considera um vitorioso nas eleições, pois o alto comparecimento do eleitorado legitimou o processo de paz entre os palestinos. Estava tão contente que ousou um trocadilho, em inglês: "A melhor forma de convivência não é pelas balas ("bullets"), mas pelas urnas ("ballots").
O líder da OLP, por sua vez, disse que as negociações devem acontecer "não só entre os governos, mas em todos os níveis".
A troca de gentilezas só diminuiu quando Arafat disse que "tem o direito de sonhar" com a criação de um futuro palestino a curto prazo -18 meses, metade do prazo para a definição do status final dos territórios palestinos.
Soldados israelenses deixaram um palestino ferido em protesto contra o uso de terra palestina para a colocação de uma cerca numa colônia israelense na Cisjordânia.

Texto Anterior: Síria e Israel retomam diálogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.