São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos americanos aprova discurso conservador de Clinton

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A reação da maioria dos norte-americanos ao discurso do presidente Bill Clinton sobre o estado da União foi boa, segundo pesquisas de opinião divulgadas ontem pelas redes de TV ABC e CBS.
Segundo a CBS, 69% das pessoas consultadas que disseram ter visto o discurso aprovaram as propostas feitas por Clinton.
Segundo a ABC, 75% concordaram com a maior parte do que o presidente falou.
A resposta do senador Bob Dole, provável adversário de Clinton na eleição presidencial de novembro, foi curta e fraca. Dole falou sem paixão, tropeçou várias vezes na leitura e demonstrou cansaço.
Clinton deu indisfarçável guinada para a direita em seu discurso. Enfatizou temas do interesse de conservadores, como a necessidade de aumentar o combate à imigração ilegal, às drogas e aos programas de TV violentos.
O presidente evitou atacar a oposição, que tem a maioria do Congresso, e fez diversos apelos para a ação conjunta dos dois partidos. Ele declarou-se confiante numa solução para o problema do Orçamento.
Quando saudou o presidente da Câmara, Newt Gingrich, Clinton entregou a ele um pedaço de papel que, soube-se mais tarde, continha apenas as seguintes palavras: "Estado da União. Obrigado e boa-noite".
Na véspera, Gingrich, que lidera a oposição, questionado sobre o que gostaria de ouvir do presidente durante o discurso, respondera: "Obrigado e boa noite".

Texto Anterior: Samper admite ir a plebiscito
Próximo Texto: China avisou os EUA sobre planos de invadir Taiwan, afirma jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.