São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Major propõe eleições na Irlanda do Norte após crítica de comissão

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O premiê do Reino Unido, John Major, propôs ontem a realização de eleições na Irlanda do Norte.
Na votação, seriam escolhidos os integrantes de um orgão que negociaria um acordo de paz permanente para a atual província britânica.
A proposta foi uma contra-ofensiva à divulgação ontem do relatório da comissão internacional independente que, por oito semanas, estudou o problema da deposição de armas em poder de grupos paramilitares da Irlanda do Norte.
A comissão concluiu não haver possibilidade de os grupos paramilitares entregarem seus armamentos enquanto não começarem as negociações de paz na região.
A deposição de pelo menos parte das armas era uma pré-condição do governo britânico para o início das conversas entre todas as partes envolvidas no conflito.
A exigência nunca foi aceita pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) e pelo Sinn Fein, partido político ligado ao IRA.
A comissão independente sugeriu ao governo britânico que desistisse da pré-condição.
Entre as propostas da comissão está a renúncia à violência como meio de se atingir objetivos políticos e o desarmamento total de todos os grupos paramilitares.
O relatório agradou o Sinn Fein e o IRA, favoráveis ao fim do domínio britânico na Irlanda do Norte. Já a criação de um orgão eleito é uma antiga reivindicação dos unionistas, que defendem a continuidade da região como parte do Reino Unido.

Texto Anterior: Premiê da Polônia apresenta renúncia
Próximo Texto: Argentina alerta para agressão a Madonna
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.