São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canyoning é ritmo e altura

ESPECIAL PARA A FOLHA

A atividade conhecida como canyoning é um mix entre espeleologia e escalada.
Seu objetivo principal é percorrer as drenagens dos rios, explorando o percurso das águas desde as nascentes até os vales, passando por cânions e gargantas.
Quando o terreno se torna íngreme, é necessário apelar para as técnicas de "rapel" -descida de paredes ou abismos utilizando cordas e fixações na rocha; nesses momentos, a atividade ganha compasso e velocidade.
A prática teve a sua origem na Europa, especificamente nos Pirineus, cadeia montanhosa que marca a divisa entre a França e a Península Ibérica.
Foi no início da década de 90 que o Brasil começou a descer as suas cachoeiras, e o esporte se transforma em refrescante atividade tropical que a cada dia ganha seguidores em busca de adrenalina e límpido prazer.
Um esporte que propicia intenso contato com a natureza e que literalmente lava corpo e alma dos seus praticantes.
É importante ressaltar que, como qualquer atividade, exige equipamentos específicos.
É temerário praticá-lo sem um aprendizado e treinamento prévios. Portanto, você que já estava fazendo a sua empolgante escolha para o Carnaval, pense bem antes de esticar qualquer corda e se soltar no vazio.

Texto Anterior: Tecnologia é necessária para os riscos da escalada
Próximo Texto: Brasileiro tenta alcançar o Pólo Norte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.