São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nome veio de ave e nação indígena

DO "TRAVEL/THE NEW YORK TIMES"

Phoenix foi batizada com o nome da mitológica ave fênix porque a própria cidade nasceu das cinzas de uma civilização indígena antiga conhecida como hohokam.
A herança da nação hohokam é preservada no Museu Pueblo Grande (4.619 East Washington Street, tel. 602/495-0900), um sítio arqueológico hohokam que teria sido ocupado do início de nossa era até 1450 d.C.
A aparência e o clima da cidade por volta da virada do século estão preservados na praça Heritage, na esquina das ruas 6ª e Monroe.
Lá está o Museu de Bonecas e Brinquedos do Arizona (tel. 602/253-9337). Armários de vidro contêm tudo, desde bonecas Kewpie de 1913 e estatuetas de Shirley Temple, até uma galeria de personagens de "Guerra nas Estrelas".
Outra atração da praça Heritage é a Rosson House (tel. 602/262-5029), uma mansão vitoriana restaurada, que este ano comemora seu 100º aniversário.
Além dos muitos detalhes originais, como os pisos de parquete (com tacos formando desenhos), lareiras a carvão e banheira de carvalho, a mansão conta com mobília da época.
Quem quiser passear a pé pelo centro não deve perder um dos lugares mais surpreendentes: o parque Patriots Square, na esquina da rua Washington e avenida Central.
O parque tem duas bancas de alimentação e um palco aberto, que costuma abrigar shows na hora do almoço. Durante o dia, o parque é ideal para piqueniques; à noite, é bem iluminado.
A Biblioteca Central de Phoenix, aberta em maio passado, fica na avenida Central. Sua fachada brilha como uma moeda de cobre.
Sua sala de leitura é uma das maiores do país e, além disso, ela possui um átrio de cinco andares e um teto apoiado por cabos que dá a impressão de estar flutuando, obra do arquiteto William Bruder.

Texto Anterior: Cidade passa por processo de transição
Próximo Texto: Hotel hospedou Clark Gable e Jean Harlow
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.