São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo confirma papel do HIV

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estudo publicado na revista da Associação Médica Britânica ("BMJ") confirma que o vírus HIV é causador da Aids.
Alguns cientistas acreditavam que hemofílicos poderiam ter desenvolvido a doença não porque tinham o vírus, mas sim porque tomavam fortes drogas que promovem a coagulação do sangue.
A hemofilia, doença hereditária, é causada por um defeito que gera problemas na coagulação do sangue. O paciente hemofílico tem de se submeter a constantes transfusões sanguíneas, além de fatores de coagulação.
Estudando 17 hemofílicos infectados com o HIV e 17 hemofílicos não-infectados, pesquisadores do Hospital Real Britânico (Reino Unido) descobriram que só os homens soropositivos desenvolveram doenças como a pneumonia característica de pacientes com Aids.
"Nossos dados rejeitam a hipótese de que altas dosagens de fatores de coagulação, mais do que a presença do vírus, possam causar a doença", escreveram os pesquisadores na revista.
Entretanto eles afirmam que o HIV pode não ser suficiente para causar Aids, já que seis dos 17 pacientes soropositivos permaneceram saudáveis por dez anos. "A idéia de que o HIV é a causa deve ser estudada cuidadosamente".

Texto Anterior: Aids é neutralizada em 3% dos que nascem soropositivos, afirma equipe
Próximo Texto: Ruth critica aposentadoria de professores universitários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.