São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentinos buscam mais espaço no Brasil

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

No início de 1995, a fragata Libertad, da Marinha de Guerra Argentina, ancorou no porto inglês de Darmouth. Em comportada visita oficial, o navio, porém, cumpriu ao mesmo tempo uma missão agressiva, de marketing. Seu convés abrigou uma degustação destinada a abrir caminho aos vinhos do país no exigente paladar dos britânicos.
O evento não foi o único do tipo. Antenadas no mercado internacional, as adegas argentinas marcaram presença em 95 ao redor do mundo, participando, também em São Paulo, do 1º Salão Internacional do Vinho.
A investida platina continua neste início de ano, com algumas novidades que acabam de chegar dos pampas.
A Maison de Vin trouxe os vinhos da Fabre Montmayou, nova adega localizada em Vistalba, Mendoza. Entre eles, há um bom Cabernet Sauvignon safra 88, com o estilo encorpado clássico dos Cabernet argentinos, mas com bom conteúdo de fruta (ameixa, leve groselha) e madeira, que dão forma a um paladar rico que se prolonga num bom final.
Outro estreante é o Cabernet Sauvignon 92, da Toso, firma com mais de um século de existência. Seu sabor é ainda mais frutado (framboesa, cereja), bem-temperado com madeira (couro, leve chocolate) e mostra bom equilíbrio.
Desembarcaram também os Catena, vinho para exportação das Bodegas Esmeralda, outra vinícola tradicional argentina. O responsável pelos vinhos é Paulo Hobbs, enólogo norte-americano que foi "winemaker" da vinícola Robert Mondavi -assinando as edições de 81 a 84 do Opus One, um famoso "cru" da Califórnia- e da Simi, outra renomada adega da região.
É talvez por isso que o Catena Cabernet Sauvignon 93 de aroma bem frutado típico da cepa (cassis, framboesa), tempero de madeira (baunilha, canela), bela concentração e textura tem um inegável e delicioso sotaque californiano.

Texto Anterior: Savarin transforma gastronomia em cultura
Próximo Texto: ESPANHA 1; ESPANHA 2; NOVIDADE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.