São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Utah faz hoje primeira execução por fuzilamento nos EUA desde 77

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Está tudo pronto para John Albert Taylor ser executado por um pelotão de fuzilamento hoje de manhã em Salt Lake City, Utah, oeste dos Estados Unidos.
Taylor, 36, condenado por estupro e assassinato de uma menor, escolheu o fuzilamento em vez de injeção letal. O Estado de Utah é o único nos EUA que dá ao condenado à morte o direito de preferir entre fuzilamento e injeção letal.
A mais recente execução por fuzilamento nos EUA ocorreu em 17 de janeiro de 1977, quando Gary Gilmore teve sua escolha respeitada e morreu fuzilado.
A história de Gilmore, o primeiro executado depois que a Suprema Corte reverteu sua decisão de proibir a pena de morte no país, foi narrada por Norman Mailer no livro "A Canção do Carrasco" (publicado no Brasil em 1980 pela editora Nova Fronteira).
Taylor terá dois minutos para fazer uma declaração antes de ser fuzilado. Ele vai ser amarrado a uma cadeira e, pouco antes dos tiros, terá um capuz colocado sobre sua cabeça.
O pelotão de fuzilamento será composto por cinco guardas da prisão estadual de Utah, que usarão rifles de calibre 30. Uma das armas será carregada com festim para que nenhum dos carrascos tenha certeza de ter ajudado a pôr fim à vida do condenado.
Pesquisas de opinião pública mostram que a maioria da população de Utah, Estado fundado por praticantes da religião mórmon, é favorável à pena de morte, mas rejeita a execução por fuzilamento.

Texto Anterior: Absolvição deu confiança ao presidente
Próximo Texto: Simpson fala pela 1ª vez na TV após absolvição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.