São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996 |
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SDE proporá dissolução da Kolynos-Colgate
ALEX RIBEIRO
Há um ano, a Colgate comprou a divisão de produtos de higiene da Anakol, proprietária da marca Kolynos, por US$ 720 milhões. A Folha apurou que Bastos recebeu ontem parecer técnico afirmando que o negócio "traz sério risco à concorrência no mercado de higiene bucal". Para a SDE (Secretaria de Direito Econômico), os ganhos de eficiência e os investimentos propostos pela Colgate não são suficientes para compensar a suposta formação de oligopólio. Segundo a Colgate, a aquisição da Kolynos garante ao grupo, em 1995, o controle de 77% do mercado de cremes dentais. A Gessy Lever detém 19,4% desse mercado e as demais marcas, 3,6%. Para compensar a concentração, a Colgate propôs à SDE o investimento de US$ 121 milhões, até 1999, no aprimoramento da linha de produção da Kolynos. Além disso, comprometeu-se a elevar as exportações da empresa, que hoje se encontram em US$ 6 milhões, para US$ 60 milhões, até o final da década. A Colgate assumiu ainda o compromisso de construir uma fábrica de fios dentais, centralizando a produção mundial do grupo. Para a SDE, entretanto, a compra da Kolynos impediria a entrada de novos concorrentes no mercado de cremes dentais. Os dados técnicos indicam que é relativamente baixo o investimento necessário à construção de uma nova fábrica do produto. Entretanto, os gastos em marketing necessários à consolidação de uma nova marca afastariam a possibilidade de instalação de novos concorrentes. Texto Anterior: Disputa entre Pepsi e Coca acaba em empate Próximo Texto: Preços caem 1,04% nos supermercados Índice |
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