São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o caso

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O caso Whitewater tem seu nome derivado de empreendimento imobiliário realizado pelos casais Bill e Hillary Clinton e James e Susan McDougal em Arkansas, sul dos EUA, na década de 80.
O negócio foi um fracasso empresarial e sobre ele pesam suspeitas de irregularidades financeiras e fiscais, entre elas a de ter servido de fachada para financiamentos ilegais a campanhas poíticas de Clinton.
Há também acusações de negócios financeiros irreguares praticados por pela primeira-dama quando seu marido era governador de Arkansas.
Depois que Clinton assumiu a Presidência, há suspeitas de que ele e sua mulher tentaram obstruir o trabalho da justiça na apuração dessas irregularidades.
Vários amigos e ex-assessores do casal Clinton foram indiciados e condenados no caso Whitewater.
Um promotor independente, Kenneth Starr, e duas comissões parlamentares de inquérito inestigam o caso. Nenhuma acusação formal foi feita até agora contra o casal.
(CELS)

Texto Anterior: Júri federal ouve Hillary sobre caso Whitewater
Próximo Texto: Romance de anônimo traz revelações da campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.