São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AZALÉIA; BACTÉRIAS; SISTEMA IMUNE; PALAVRA

AZALÉIA
Equipe do Jardim Botânico Real de Edimburgo (Escócia) está levando azaléias de volta para sua origem: a China. O Jardim Botânico tem uma das maiores coleções de azaléias do mundo, com 250 espécies. O convênio entre chineses e escoceses prevê a construção de dois centros de conservação para as flores.

BACTÉRIAS
Cientistas da Universidade do País de Gales (Reino Unido) descobriram que uma espécie de bactéria (Micrococcus luteus) dormente volta a ficar ativa se próxima de outras. A descoberta pode levar a novos modos de detecção de bactérias em alimentos e diagnósticos de doenças.

SISTEMA IMUNE
Depois das redes neurais e dos algoritmos genéticos, cientistas da Universidade do País de Gales criaram um software baseado no funcionamento do sistema imune. Segundo os pesquisadores, o programa leva poucos dias para reconhecer uma sequência do material genético. Redes neurais levam meses.

PALAVRA
"Durante muito tempo continuaremos vivendo divididos entre o medo às armas misteriosas e a esperança nos milagres da ciência."
Raymond Aron (1905-1983)
Filósofo francês

Texto Anterior: O homem da câmera-limite
Próximo Texto: O desastre que saiu caro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.