São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Júlia Lemmertz incorpora sua 1ª vilã em "Caminhos do Vento"

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Com a primeira vilã de sua carreira, a atriz Júlia Lemmertz quebra oito anos de jejum na Globo e volta à emissora em "Caminhos do Vento", novela que estréia em março, às 18h.
Seu personagem, a publicitária Débora, é uma mulher competente e ambiciosa, que tem um caso com o chefe, Túlio (Cecil Thiré).
Depois de internar a mãe num asilo, vender a casa da família e comprar um apartamento, Débora esconde suas origens e diz que seus pais morreram.
"Gosto do personagem porque não é óbvio, assim como ninguém é totalmente bom ou mau. Débora coloca em jogo questões como a ambição profissional, a vergonha do passado e os problemas de quem tem pessoas idosas na família", diz Júlia.
O marido da atriz, Alexandre Borges, também está na novela, mas o casal tem poucas cenas comuns (leia texto nesta página).
A maior parceria profissional dos dois é no teatro, com a peça "Eu Sei que Vou te Amar". O espetáculo ficou um ano em cartaz em São Paulo e tem estréia prevista para abril no Rio.
No teatro, ela fez também "Hamlet", com direção de José Celso Martinez Corrêa, e "Viagem ao Centro da Terra", de Bia Lessa. Trabalhou nas novelas "Guerra Sem Fim", "Amazônia" e "Kananga do Japão", da Manchete.
Júlia diz que a passagem pela Manchete foi válida porque lhe permitiu conciliar as novelas com o teatro.
A volta à Globo, segundo ela, aconteceu por um convite da direção de programação. Júlia fez um contrato de três anos, mas não sabe de que outros projetos deverá participar na emissora.
"Acho errado todo mundo querer fazer só minissérie. Isso pode diminuir a qualidade das novelas, com atores muito inexperientes. Novela é um produto cultural importante no Brasil e pode ajudar o ator."
Diz que a maior liberdade na criação do personagem é o que mais a encanta no teatro, e cita a Rainha Gertrude, de "Hamlet", e a mulher de "Eu Sei que Vou te Amar" como seus melhores trabalhos.
Filha dos atores Lilian Lemmertz e Lineu Dias, Júlia diz que foi uma criança "rata de teatro", que cresceu vendo os ensaios das peças. Conta que herdou dos pais, mais do que a profissão, a seriedade no trabalho.
Para fazer a vilã Débora, Júlia aprendeu a andar de moto e deixou os cabelos mais longos e claros. Sua personagem será a principal antagonista de Maurício (Tiago Picchi), o rapaz que se traveste de mulher para conseguir um emprego na agência de publicidade de Túlio.
Júlia ainda não sabe que rumos a personagem tomará no decorrer da trama. "Só sei que novela é uma obra aberta. Tudo pode acontecer. Estou torcendo por minha vilã."
"Caminhos do Vento", trama de Ivani Ribeiro, tem direção geral de Herval Rossano. O elenco conta com Elisabeth Savalla, Thiago Picchi, Cassia Kiss, Jonas Bloch e Milla Christie.

Texto Anterior: Gravações começam em fevereiro, em SP
Próximo Texto: Borges vive galã frustrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.