São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-deputado liderou Centrão

DA REDAÇÃO

O advogado e fazendeiro Roberto Cardoso Alves nasceu em Aparecida (SP) em 24 de abril de 1927. Em 58, foi eleito, pelo PDC (Partido Democrata Cristão), deputado estadual. Reeleito, ficou na Assembléia de São Paulo até 67.
Nesse ano, iniciou o primeiro mandato de deputado federal. Em 69, na Arena, que apoiava o regime militar, foi cassado por se opor à cassação de Márcio Moreira Alves, do MDB. Voltou à política em 77, como vereador em São Paulo pelo MDB. Em 1979, retornou à Câmara dos Deputados.
No Congresso constituinte, no PMDB, "Robertão" liderou o Centrão, grupo suprapartidário conservador, e fez a "releitura" de São Francisco de Assis: "É dando que se recebe", disse para explicar o apoio de deputados ao governo José Sarney (85-90), em especial ao mandato de cinco anos.
Em agosto de 88, deixou a Câmara para ocupar o cargo de ministro da Indústria e Comércio. No ano seguinte, assumiu o Ministério do Desenvolvimento Industrial, Ciência e Tecnologia.
Apesar de denúncias de irregularidades, ficou na pasta até o fim do governo. Em 90, entrou no PTB. Foi eleito deputado federal. Em 94, não conseguiu se reeleger.

Texto Anterior: Roberto Cardoso Alves morre em acidente de carro em São Paulo
Próximo Texto: Roberto Cardoso Alves morre em acidente de carro em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.