São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saramago chega ao Brasil e recebe amanhã o prêmio literário Camões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O escritor português José Saramago chegou ontem às 11h em Brasília. Amanhã recebe do presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio Itamaraty, o prêmio literário Camões. A sétima edição desta premiação, de R$ 70 mil, é co-patrocinado pelos governos do Brasil e de Portugal.
Em entrevista no aeroporto, ele disse que as relações culturais entre os dois países precisam ser intensificadas.
"Não são más, mas há condições para que melhorem muito. Por muita língua que tenhamos, se não tivermos muito trabalho em comum não vamos conseguir isso", afirmou.
Segundo Saramago, até os anos 60 havia grande influência de escritores brasileiros entre o público e a literatura portugueses, "mas depois houve um corte".
Sobre as "rusgas" entre os dois países, ele citou o caso de dentistas brasileiros, que tiveram problemas para ter os diplomas reconhecidos em Portugal. "É algo que se resolveria mais facilmente se houvesse maior boa vontade, no caso de Portugal", disse ele.
O escritor e sua mulher, Maria Pilar Del Rio, passaram quase 24 horas em viagem para chegar em Brasília.
Hoje, Saramago faz palestra na embaixada de Portugal. Amanhã, após receber o prêmio, almoça com o presidente FHC e um grupo de escritores no Itamaraty. Na quarta-feira, em São Paulo, faz palestra no Masp, promovida pela Folha e pela Companhia das Letras. Ele fica no país até 7 de fevereiro.

LEIA MAIS
Sobre a visita de Saramago ao Brasil à pág. 5-4

Texto Anterior: 'Pelé é seu concorrente?'
Próximo Texto: Saem os vencedores do Sundance Festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.