São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa Datafolha sobre o grau de prestígio e poder de 12 instituições brasileiras ouviu 5.491 pessoas em 11 capitais entre os dias 13 e 18 de dezembro.
Para realizar a comparação com os dados obtidos em duas pesquisas anteriores, o Datafolha selecionou o resultado obtido em 5 das 11 capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).
Essas foram as capitais em que houve pesquisa sobre o tema em março de 87 e outubro de 92.
A evolução do grau de prestígio e poder das instituições é feita com base no resultado desses dois levantamentos e na pesquisa de dezembro de 95.
Como são as mais populosas, possuem maior peso no resultado global. Por isso, os dados obtidos nessas cinco capitais apresentam poucas variações em relação aos dados verificados nas 11.
As outras capitais pesquisadas pela Datafolha são Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).
A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados.
A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A direção do Datafolha é exercida pelos sociólogos Antonio Manuel Teixeira Mendes e Gustavo Venturi, tendo como assistentes Mauro Francisco Paulino e Renata Nunes César. A direção comercial é de Eneida Nogueira e Silva.
A análise dos dados foi feita por Zuleika Vellosa. Teresinha Peret fez o planejamento da amostra, e Joaquim Duarte, a coordenação de campo.

Texto Anterior: Congresso tem a maior queda de prestígio
Próximo Texto: Imagem é pior entre a elite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.