São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Executivo lidera os rankings

DA REPORTAGEM LOCAL

O Executivo é o Poder que atinge o maior grau de prestígio e poder, superando o Judiciário e o Legislativo.
A pesquisa Datafolha indica que 41% dos entrevistados consideram a Presidência da República e os ministros (Executivo) instituições de muito prestígio. O Judiciário obteve 37% e, o Legislativo, 25%.
O Executivo foi ainda o único dos três Poderes da República que teve crescimento no seu grau de prestígio em relação à pesquisa anterior, de outubro de 92. Nesse período, o índice passou de 34% para 41%.
A taxa de muito prestígio do Judiciário, segundo os entrevistados, passou de 42% em 92 para 37% no último levantamento. O Legislativo teve a queda mais acentuada, de 21 pontos percentuais (46% para 25%).
O Executivo também fica na frente no levantamento sobre o grau de poder, com 59%. Nesse caso, Judiciário e Legislativo empatam em 50%. Um resultado esperado, em se tratando de uma República que teve seu sistema de governo, o presidencialismo, referendado em um plebiscito (1993).
Mas, dos três Poderes, apenas o Parlamento teve queda no seu grau de poder: 60%, em 92, para 50%. O Judiciário manteve taxas semelhantes nos três levantamentos do Datafolha. Obteve 49% nas pesquisas de 87 e 92 e subiu um ponto percentual na última pesquisa.
Esse dados consideram apenas o resultado da pesquisa nas cinco capitais pesquisadas anteriormente.

Texto Anterior: Para Sarney, fato é mundial
Próximo Texto: Jovens prestigiam Universal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.