São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Seria desastroso para o mercado'

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Tributar o mercado de capitais internacional para fins de investimento em desenvolvimento urbano seria um erro, avalia Alfredo Neves Penteado Moraes, vice-presidente da Comissão de Captação da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Ele compara a iniciativa à CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeiras), proposta pelo ministro Adib Jatene.
"Seria desastroso para o mercado. Assim como a CPMF, esse tributo tem uma motivação politicamente correta, mas prevê uma base de cálculo errada", diz.
Para ele, se as operações nos mercados internacionais de capitais sofressem uma nova tributação, cessariam ou seriam encarecidas.
"Essas pessoas que têm essas idéias pensam que uma alíquota pequena, com um ou dois zeros depois da vírgula, não tem importância. Tributos desse tipo são como um grão de areia numa engrenagem. Um imposto desses provocaria um grande desastre."

Texto Anterior: RAIO X
Próximo Texto: CUT faz exigências e dificulta acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.