São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Basquete do Lacta credita título paulista à psicologia

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Lacta contou com uma arma especial na preparação de seu time que se sagrou campeão estadual feminino de basquete, sábado: a incorporação da psicologia ao trabalho da comissão técnica.
"A Laís (técnica) preparou adequadamente o time, e a psicóloga reforçou o trabalho de grupo, unindo as jogadoras", disse a ala Janeth, que divide com a pivô Karina a liderança do time.
A técnica Laís Elena Aranha, 52, disse que a atuação da psicóloga foi importante, porque facilitou na integração das jogadoras que já estavam no time com os reforços que chegaram, casos de Karina, Cíntia e da norte-americana Cathy.
"Inicialmente, cuidamos da adaptação a Santo André das jogadoras que vieram de outras cidades. Depois, veio o ponto de integração entre as atletas", declarou a psicóloga Márcia Regina Silva Pozenatto, 37.
O grupo de jogadoras e a psicóloga se encontravam durante uma hora, sempre às quartas-feiras. Quando havia necessidade ou questões pessoais, as atletas estavam autorizadas a contatar Márcia, em seu consultório.
Todo o trabalho, segundo Márcia, foi realizado em cima de uma palavra-chave da técnica Laís: "honestidade".
"Estabeleceu-se a busca da lealdade, companheirismo e incentivo. Um compromisso de transparência do grupo, que resultou na união das jogadoras", afirmou Márcia, que ontem esteve no churrasco de comemoração do título.
A festa foi realizada no ginásio municipal Pedro Dell'Antonia, em Santo André, onde o time promove seus jogos. Começou às 11h, com a participação da equipe.
Às 16h, a delegação do Lacta embarcou em ônibus especial rumo a Ponta Grossa (PR), onde hoje estréia na Taça Brasil.
O time enfrentou atraso dos salários. Mas as jogadoras fizeram um pacto, evitando comentar o assunto. No início das finais, a Lacta acertou a situação.
O patrocínio da Lacta cobre a equipe até o final de fevereiro. A empresa ainda não decidiu se vai renovar o contrato.
O time de Santo André conquistou o título ao derrotar a Unimep, por 109 a 101, sábado, em Piracicaba (170 km a noroeste de São Paulo). A vitória estabeleceu vantagem por 3 a 1 na série melhor de cinco jogos da decisão.
Foi o primeiro título estadual do Lacta, que iniciou sua atuação no basquete feminino há quatro anos.
Santo André (20 km ao sul de São Paulo) não abrigava campeão na modalidade desde 75, quando o título havia sido ganho pelo time do Pirelli, naquela oportunidade pela segunda vez consecutiva.
Antes, a cidade tinha comemorado apenas uma vitória: também do Pirelli, em 1965.

Texto Anterior: Jornal diz que ex-número 1 ingeriu cocaína
Próximo Texto: Janeth elogia união do time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.