São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

The Presidents of USA trazem "grunge da felicidade" ao Brasil

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Seattle foi o berço do rock agressivo do movimento grunge. Mas não é só de órfãos do Nirvana que vive a região.
O álbum de estréia da banda The Presidents of The United States of America, que acaba de sair no Brasil pela Sony Music, mostra que a cara da geração 90 da música pop não quer falar só de dor e angústia.
O trio é formado pelo vocalista Chris Ballew, o guitarrista Dave Dederer e o Baterista Jason Finn. Apesar de tocarem juntos desde 91, o primeiro disco só saiu em 95, primeiro pelo selo independente Popllama e depois pela Columbia.
Frutas, balas, sapinhos e outros pequenos animais povoam as letras do álbum, personagens de um trabalho despretensioso e, por que não dizer, alegre. A batida é dançante e as letras simples de decorar. Fácil rotular: fórmula pop, mas o estilo é original.
As músicas seguem uma levada folk com uma percussão rápida e cortante. As guitarras são na maioria das vezes discretas e carregam as melodias simples.
Em "Peaches", Ballew canta seu lema de desencanação total: "I am moving to the country, gonna eat a lot of peaches" (estou indo para o campo, vou comer um monte de pêssegos). Sem esquecer o humor nos trocadilhos, "peaches" também significa garota bonita.
Na hora de falar de amor, nada mais água com açucar do que compará-lo a doces, como na quase balada "Candy", cheia de um lirismo quase infantil.
Mas a banda também mostra seu lado mais agressivo em algumas faixas, como em "We are not Going to Make it" e "Kick out the Jam".
São os momentos em que a guitarra perde a timidez e assume papel de destaque, envolvendo o som do grupo em ruídos e sons distorcidos, enquanto a batida é puro punk rock.
Até agora a banda é mais conhecida pelo sucesso "Lump", que passa no Brasil na MTV, e está nos primeiros lugares da parada alternativa americana. O clipe é dirigido por Roman Coppola, filho do cineasta Francis Ford Coppola.
The Presidents of the United States of America é pura paixão adolescente traduzida em batidas enérgicas e baladas dançantes. Se este disco de estréia chega rasgando, só exagera na temática padrão "bichinhos de pelúcia". Mas parece que a última coisa que passa pela cabeça dos "presidentes", é passar alguma mensagem séria.

Disco: The Presidents of the United States of America
Lançamento: Sony Music
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Sony lança coletânea com o melhor e o pior do grupo Living Colour
Próximo Texto: Primeira turma leva 'choque' de realidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.