São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedras de granizo não são nem um pouco inofensivas

KATHY WOLLARD

O granizo está longe de ser inofensivo. Uma chuva de granizo pode destruir plantações em minutos, provocar buracos em aviões e matar animais e pessoas.
Na primavera de 1888 uma tempestade de granizo matou 246 pessoas e 1.600 cabras, vacas e ovelhas perto de Nova Déli, Índia. No verão de 1953 uma chuva de granizo no Canadá matou quase 40 mil patos.
Tempestades com trovoadas são as fábricas das pedras de granizo. O granizo geralmente surge durante os meses quentes da primavera e do verão, por uma boa razão. O calor que sobe do chão ajuda a criar as nuvens mais altas e turbulentas. E quanto mais alta a nuvem de tempestade, mais provável que forme granizo.
Por que? Fortes rajadas de vento carregam poeira, areia e outros escombros para cima e em volta de partículas voando (pode até ser um inseto morto). A pedra de granizo vai crescendo conforme coleciona mais gelo durante seu vôo dentro da nuvem. Quanto mais longo o "passeio" para cima e para baixo, maior pode ficar a pedra de granizo -impedindo que o granizo derreta antes de atingir o chão.
Já que a pedra de granizo cresce conforme viaja para cima e para baixo, ela também fica cada vez mais pesada. Então são necessários ventos fortes para fazer uma pedra de granizo realmente grande. Essas poderosas rajadas carregam as pedras de granizo até que elas se tornem pesadas demais. Então o granizo cai.
Pequenas pedras de granizo geralmente são redondas e quicam no chão. Mas o granizo também aparece em formatos estranhos -estrelas, X's congelados e até pirâmides. Algumas bolas têm buracos no centro. As formas diferentes são criadas pelo vento.
Uma das maiores pedras de granizo oficialmente registrada caiu perto de Coffeyville, Kansas, em setembro de 1970. Ela media 43 cm de diâmetro e era salpicada de fatias de gelo. Entretanto, a pedra de Coffeyville é simplesmente a maior pedra de granizo. Pedras maiores sem dúvida já caíram do céu -simplesmente ninguém pensou em guardá-las em um freezer e enviá-las para o cientista mais próximo.
Dizem que uma pedra de granizo verdadeiramente gigantesca caiu sobre a Escócia em 1849, quase acertando uma casa de fazenda. A gigante massa de gelo -mais um iceberg que uma pedra de granizo- media cerca de seis metros de diâmetro. Uma pedra de granizo desse tamanho não é impossível. Depois de um temporal na Índia, no mesmo século, pessoas dizem ter encontrado um pedaço de gelo do tamanho de um elefante.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: O QUE É O PROGRAMA UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA
Próximo Texto: ONDE SE ENCONTRAM OS LAGOS ASSASSINOS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.