São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

ONDE SE ENCONTRAM OS LAGOS ASSASSINOS?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Um plácido lago situado em uma região montanhosa da República dos Camarões, no leste da África, é um conhecido assassino. Em uma noite de verão de 1986 uma nuvem venenosa de anidrido carbônico (derivado de um ácido) surgiu na superfície, deslizou até a margem e matou mais de 1.700 pessoas de uma cidade vizinha.
A tragédia do lago Nyos fez os cientistas temerem que desastres similares pudessem ameaçar outros lagos vulcânicos. A cerca de 95 quilômetros ao sul do lago Monoun, um evento similar, registrado dois anos antes, causou a morte de 37 pessoas.
Mais para o leste, na fronteira entre Zaire e Ruanda, se encontra o lago Kivu. Os cientistas dizem que ele contém mais quantidade de anidrido carbônico, gás natural e gás metano que qualquer outro lago do mundo.
Os pesquisadores acreditam que os gases são liberados através de rochas vulcânicas situadas no fundo dos lagos (1). Os gases ficam retidos sob alta pressão nas camadas inferiores, mais frias, da água.
Uma camada mais quente de água (2) forma uma espécie de "tampa" impedindo o escape do gás.
Quando a pressão se torna muito grande, ou existe algum tremor ou erupção no leito do lago, o gás sai com violência para a superfície (3), ameaçando a fauna e os seres jumanos que habitam na vizinhança.
Os cientistas tentaram extrair o gás dos lagos Nyos e Monoun inserindo tubulações em seus leitos.

Texto Anterior: Pedras de granizo não são nem um pouco inofensivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.