São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procure um especialista

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Acho que tenho uma doença mental. Às vezes, reajo e penso como se estivesse em um sonho. Minha cabeça imagina uma pessoa e logo eu começo a conversar com ela. O que fazer?"
*
É muito difícil saber o que está acontecendo com você só pela sua carta. A melhor alternativa é uma consulta com um médico especializado em problemas mentais e emocionais -o psiquiatra.
Ele vai fazer uma entrevista completa procurando identificar os seus sintomas e também vai pedir alguns exames que ajudam no diagnóstico.
Algumas pessoas têm áreas no sistema nervoso central (cérebro) que são mais sensíveis a estímulos do meio ambiente e que, por isso, podem deixar de "funcionar" de modo adequado por alguns minutos.
Assim, essas pessoas podem ter uma crise em que perdem a consciência do que estão fazendo. O meio mais eficaz de identificar essas áreas sensíveis é um exame chamado de EEG -eletroencefalograma.
Outras pessoas não têm nenhum problema físico, mas em situações de muito estresse ou ansiedade podem ter uma alteração no funcionamento da sua consciência -é o que os médicos chamam de consciência parcial ou "estreitada".
Uma terapia pode ajudar a pessoa a aprender a lidar com uma situação de estresse sem ter que "perder" sua consciência.

Texto Anterior: Sexo com responsabilidade dá prazer
Próximo Texto: Escola produz filmes dirigidos pelos alunos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.