São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supercomissão adia decisão

LUCAS FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Senado irá adiar por pelo menos uma semana a decisão sobre o futuro do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).
O pedido de empréstimo externo para o projeto deverá ser votado somente no dia 14 de fevereiro, último dia da convocação extraordinária do Congresso.
A causa da demora foi o adiamento da entrega do relatório feito pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS) na supercomissão do Senado que investiga o Sivam. Marcada anteriormente para o dia 31, a votação na supercomissão deverá acontecer somente nos dias 7 ou 8 de fevereiro.
Tebet disse ontem que precisa de mais uma semana para apresentar seu relatório que, segundo ele, será mais político do que técnico. "A parte técnica é a que menos analisei", afirmou.
O senador disse ainda que precisará analisar a emenda apresentada pelo senador Osmar Dias (PSDB-PR), que determina abertura de licitação pública para o Sivam -o que na prática cancelaria o contrato com a empresa norte-americana Raytheon.
A Folha apurou que o senador aguarda uma definição da tendência do Senado em relação ao projeto para divulgar sua posição.
O presidente da supercomissão, Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), disse que gostaria de encerrar os trabalhos o mais rápido possível. A supercomissão volta a se reunir na próxima quarta-feira.
Pressões
Osmar Dias afirmou que está sofrendo pressão de membros de seu partido para retirar a emenda que determina a abertura de licitação pública para o Sivam.
Disse que tem recebido "telefonemas desagradáveis" e tem sido procurado por senadores aliados do Palácio do Planalto. O senador não quis citar nomes.
Segundo ele, os senadores que estão tentando pressioná-lo dizem que são porta-vozes de um pedido pessoal do presidente Fernando Henrique para que ele retire a emenda. Dias disse que, apesar das pressões, manterá a emenda.

Texto Anterior: SBPC 'monta' Sivam com economia de US$ 501 mi
Próximo Texto: Começa eleição para o chefe do Ministério Público de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.