São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMs são denunciados por mortes no Morumbi

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O promotor Luiz Roque Lombardo Barbosa denuncia hoje os policiais militares que participaram da ação do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) no desfecho de um tentativa de assalto no Morumbi, em 8 de novembro de 95. A ação resultou na morte de dois reféns e dois ladrões.
Barbosa analisa o inquérito do caso desde terça-feira da semana passada. O relatório da denúncia tem 12 páginas. Se a denúncia for aceita, os PMs serão processados.
Em novembro, dois ladrões mantiveram 18 reféns em uma construção. Após mais de dez horas de negociação, o Gate invadiu o cativeiro, alegando que os ladrões haviam matado dois reféns.
Laudos do IC (Instituto de Criminalística), da Polícia Civil, comprovaram que os reféns e os ladrões foram mortos pela PM. Seis policiais, entre eles um tenente-coronel, foram indiciados.
Lombardo rejeitou o pedido da PM para que a equipe do legista Badan Palhares, da Unicamp (Universidade de Campinas), fizesse nova perícia de reconstituição da ação do Gate.
Com o pedido, a PM, implicitamente, demonstrou que tem dúvidas com relação aos laudos do IC. O diretor do IC, Roberto Ayres, ficou irritado com a informação.
"Os laudos foram bem feitos e confio plenamente nos resultados. Se os laudos fossem favoráveis, eles pediriam nova perícia?"

Texto Anterior: Corregedoria investiga conversas de bicheiro
Próximo Texto: Avião cai em rua de GO e três morrem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.