São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova regra para micros pode cair no Congresso

SHIRLEY EMERICK
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A idéia do governo em tratar de forma diferenciada os trabalhadores de micro e pequenas empresas pode ser barrada pelos parlamentares no Congresso.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado federal Roberto Magalhães (PFL-PE), disse que a comissão já rejeitou dois projetos do mesmo assunto.
"Há uma tendência de defesa do trabalhador neste sentido", disse. Segundo o parlamentar, a comissão não deve aprovar a redução de direitos para os trabalhadores das microempresas.
"Só deve ser aprovado um projeto que defenda a empresa, mas que justifique também a defesa do trabalhador", afirmou.
Na sua opinião, a aprovação deste projeto pode criar duas ordens trabalhistas, diferenciando trabalhadores de uma mesma categoria.
O governo está estudando alternativas para facilitar a contratação e manutenção de trabalhadores nas micro e pequenas empresas. A idéia é criar regras diferenciadas para combater o desemprego.
A intenção do governo é estimular esta discussão diretamente entre os sindicatos e as empresas. Na próxima quinta-feira, o ministro Paulo Paiva (Trabalho) vai receber o parecer da Comissão Permanente de Direitos Sociais sobre a regulamentação da demissão imotivada.
Ela é formada por sete juristas que assessoram o ministério. O presidente da comissão, Hugo Gueiros, disse que a proteção do empregado só será eficaz com a regulamentação do artigo 7º da Constituição -que trata das regras do emprego.
Ele disse que é contrário à estabilidade no emprego, mas que o governo deve fixar uma multa maior no caso de demissão sem justa causa.
Segundo ele, os contratos coletivos podem estabelecer uma indenização maior do que a atual.

Texto Anterior: Os investimentos no município
Próximo Texto: Governo estuda alterações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.