São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brosol demite 850; ritmo de dispensa cai em SP

DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD; DA REPORTAGEM LOCAL

A Brosol, empresa de autopeças de Ribeirão Pires (SP), anunciou ontem a demissão de 850 de seus 2.400 funcionários.
O presidente da Brosol, Nélson Higino, disse que as demissões ocorreram devido à necessidade de reestruturação. "Nós perdemos mercado e nossa produção caiu muito. Como estamos em concordata, não tivemos alternativa senão demitir para reduzir custos."
Higino afirmou que as demissões fazem parte de um programa para torná-la rentável a médio prazo para que outras empresas se interessem em criar uma parceria. O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, Carlos Alberto Grana, disse que as demissões já eram esperadas.
No início da noite de ontem, sindicalistas e funcionários da Brosol montaram um acampamento como forma de protesto contra as demissões e a recusa da empresa em aumentar a proposta de benefícios para os demitidos.
Fiesp
O ritmo das demissões na indústria paulista diminuiu na terceira semana de janeiro, quando foram fechadas menos da metade das vagas da semana anterior.
O nível de emprego caiu 0,16%, significando a dispensa de 3.319 trabalhadores em comparação com a taxa de 0,35% e menos 7.487 empregos na semana anterior.
O indicador no mês mostra um recuo de 0,97%, correspondendo ao fechamento de 20.642 postos de trabalho pela indústria de transformação paulista.
Nos últimos 12 meses, o nível de emprego caiu 8,74% com a demissão de 204.781 trabalhadores.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Inflação da Fipe sobe e supera 2%
Próximo Texto: Martelo no ar; Rituais do cargo; Aviso do piloto; Interessado confirma; Planos de corte; Vale-compras; Controle do capital; Negócio principal; Gás da Colômbia; Gás da Bolívia; Balanço na rede; Haja antecipação; Em conjunto; Nova estratégia; Espaço cultural; Via de acesso; Nove meses; Tubos de plástico; Agenda privada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.