São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proteína do leite pode frear o vírus da Aids

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Duas proteínas do leite quimicamente modificadas podem prevenir com eficácia a transmissão do vírus HIV, causador da Aids, segundo estudo publicado na revista "Nature Medicine".
Segundo o pesquisador Robert Neurath, do Centro de Transfusão de Nova York, duas proteínas presentes no leite foram capazes em tubos de ensaio de bloquear o funcionamento de susbstâncias conhecidas como receptores do vírus, essenciais para que ele consiga infectar o organismo.
As proteínas também impediram em laboratório a fusão entre células infectadas pelo HIV e céculas sadias, o que evitaria a propagação do vírus.
Os cientistas afirmam que, em combinação com drogas antivirus, os compostos podem conduzir a uma abordagem mais eficaz para prevenir a transmissão da Aids.
Neurath afirma que pretende modificar proteínas dos alimentos para descobrir componentes capazes de deter o vírus da Aids.
Ele afirma que a modificação química de proteínas comuns é de fácil execução e pode se tornar uma estratégia "econômica" para enfrentar a doença.

Texto Anterior: Alemães dizem ter feito o 1º fígado artificial
Próximo Texto: Composto derivado de leite pode frear o HIV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.