São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médica sentiu efeitos a 4 km

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS; DA REPORTAGEM LOCAL

A médica Rita Hortência da Silva, 25, que trabalha no PS Central de Cubatão (SP), começou a sentir um forte cheiro de gás às 7h de ontem, quando chegava para dar plantão na unidade de saúde, localizada a cerca de quatro quilômetros da Refinaria Presidente Bernardes.
"Estou com irritação no nariz, falta de ar e dor de cabeça. Desde que comecei a atender os pacientes, fui obrigada a parar três vezes para tomar inalação de ar", afirmou a médica ontem.
Em Santos (72 km de SP), o PS da região noroeste da cidade registrou diversas ligações de pessoas procurando informações sobre o cheiro de gás que atingiu aquela região da cidade. Entretanto, até as 18h de ontem, não houve registro de pessoas intoxicadas pelo gás, o mesmo ocorrendo em São Vicente (67 km de SP).
Segundo Paulo Roberto Olivato, 51, professor titular do Instituto de Química da USP, a soda cáustica pode matar se for ingerida. Quando inalada em grandes quantidades, pode causar danos ao sistema respiratório.
Quanto ao enxofre, Olivato diz que somente uma inalação em grande quantidade pode trazer problema. Por ser um pó, a substância se depositaria nos brônquios, causando problemas respiratórios.

Texto Anterior: Refinaria apura causa
Próximo Texto: Polícia prende DJ por 'apologia' ao uso de droga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.