São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação de janeiro fica em 1,73%, diz FGV

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de janeiro medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi de 1,73%, com alta de 1,02 ponto percentual sobre o mês de dezembro. O índice foi divulgado ontem pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Tanto no atacado quanto no varejo, os preços apresentaram forte alta em relação ao mês anterior. O IPA (Índice de Preços por Atacado), que representa 60% do IGP-M, passou de 0,20% em dezembro para 1,49% em janeiro.
Os responsáveis pela alta de preços no atacado foram os bens de consumo, que tiveram aumento médio de 4,01%. Em dezembro os preços desses produtos haviam recuado 0,07%.
No varejo, os preços medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que representa 30% do IGP-M, aumentaram 2,49% em janeiro. No mês de dezembro, a alta registrada foi de 1,46%.
Educação e saúde
A alta dos preços no varejo foi liderada pelo grupo de produtos que entra na pesquisa sob a rubrica "educação, saúde e recreação".
Este item teve alta média de 8,05% em janeiro, contra 1,37% em dezembro.
O grupo alimentação ocupou o segundo lugar entre as maiores altas dos preços ao consumidor, com 3,05%. Em dezembro, o grupo havia tido alta de apenas 0,68%.
O INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), terceiro dos que compõem o IGP-M, com 10% de participação, foi o único a cair em relação a dezembro, apresentando alta de 0,67%, contra 1,07% no mês anterior.

Texto Anterior: Plano tenta evitar fraude contra FGTS
Próximo Texto: Bovespa sobe 4% e negocia R$ 402 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.