São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Deixando o ringue; Suspeita no ar; Munição malufista; Em boa hora; Opção pepebista; Opção pedetista; Confusão à vista; Antecedente ruim; Jogo duplo; Leão armado; Conta outra; Chutômetro infantil; Posando de vítima; Otimismo precoce; Sol e chuva; Ajustando os números; Boas intenções

Deixando o ringue
Contrariando outros caciques tucanos, Serra decidiu não usar ontem no último programa de TV a acusação de que Pitta comandou operação financeira que teria dado prejuízo à prefeitura. O BC investiga o assunto.

Suspeita no ar
O malufismo está muito mais assustado com a recente acusação a Pitta do que deixou transparecer. Avalia-se que complicou a remota chance de o PPB vencer no 1º turno. E que pode complicar mais no 2º turno.

Munição malufista
Duda Mendonça, que faz a campanha de TV do PPB, afirma ter argumentos para responder no 1º e 2º turno à acusação de que Pitta deu prejuízo aos cofres públicos em operação financeira. "Deu foi lucro", diz.

Em boa hora
Até ontem à noite, o PPB havia obtido 12 direitos de resposta no TRE, que serão usados hoje.

Opção pepebista
Pitta deve votar em Miguel Colasuonno para vereador em São Paulo. Colasuonno, que disputa a reeleição, ganhou recentemente a confiança de Pitta.

Opção pedetista
Almir Guimarães, único vereador do PDT em São Paulo, deve receber o voto de Rossi. Guimarães tem sido o candidato a vereador que é mais fiel a Rossi.

Confusão à vista
Os partidos acham confusa a cartilha da Justiça Eleitoral para os mesários. Por exemplo: diz que, "decorrido algum tempo", aparecerá mensagem caso o eleitor demore a votar, mas não precisa quanto é "algum tempo".

Antecedente ruim
De Mercadante (PT), sobre defesa de Pitta da acusação de que teria prejudicado o erário em operação financeira: "Ele usa o argumento dos anões do Orçamento, dizendo que o Tribunal de Contas aprovou tudo".

Jogo duplo
Paulinho (Força Sindical) vai votar sob protesto em Campos Machado (PTB) para prefeito de São Paulo: "Ele pensa que os militantes do partido dele são bobos. Começou com o Pitta e agora está com o Serra."

Leão armado
O governo paulista acertou um empréstimo de US$ 78,8 mi com o BID. O dinheiro, que começa a chegar em janeiro, será usado em um projeto de informatização, formação de pessoal e reengenharia da área tributária.

Conta outra
FHC riu ao saber da previsão de Kandir (Planejamento) de que aprovar a reeleição pode trazer crescimento de 9% ao ano.

Chutômetro infantil
De Amin (PPB), sobre Kandir (Planejamento) dizer que a reeleição pode fazer a economia crescer 9% ao ano: "Depois dessa, até as crianças pedirão reeleição. Sugiro que a Parlamat ou a Nestlé façam a propaganda".

Posando de vítima
FHC apela a argumentos parlamentaristas para rejeitar que a reeleição valha só para seu sucessor. Diz que sua "exclusão" é como "um voto de não confiança". E repete que deve ter direito a um "rejulgamento".

Otimismo precoce
FHC comemorou a pesquisa Datafolha que registrou o aumento da aprovação ao governo. Quanto a rejeição da maioria à tese de sua reeleição, avalia que a opinião mudará quando levarem o debate do tema às ruas.

Sol e chuva
Para FHC, o eleitor ainda confunde reeleição com a prorrogação de seu mandato. O apoio viria quando ficasse claro que, para se reeleger, terá de se submeter aos riscos de uma campanha.

Ajustando os números
Embora fale na demissão de 40 mil funcionários, Bresser (Administração) ficará feliz se obtiver adesão de 30 mil ao Programa de Desligamento Voluntário.

Boas intenções
A proposta de desativar o presídio do Carandiru, em São Paulo, desanuviou o clima das conversas de Alison Sutton (Anistia Internacional) e o governo. "Ela até sorriu", brinca José Gregori.

TIROTEIO
De Valdemar Costa Neto (PL-SP), sobre Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) dizer que Maluf é um "neofascista que usa a TV para deformar a realidade":
- É um desqualificado, cujo candidato está perdendo feio a eleição em Manaus. Foi tão rejeitado como prefeito, que não teve coragem de sair candidato.

Próximo Texto: O tempo passa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.