São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A noite traz aventura

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"Dentro da Noite" entra ainda dentro da noite: às 5h da madrugada da quarta. Então, não há muitas hipóteses. Ou bem liga-se o despertador para madrugar às 4h30, ou bem programa-se o vídeo.
Em todo caso, os fãs de aventuras clássicas só têm a ganhar com este filme de Raoul Walsh. Este diretor, à parte ser considerado o rei da aventura, não raro pegava o roteiro pela manhã e à noite já estava no set, filmando.
Mas a Warner tinha a sabedoria de colocar em suas mãos coisas precisas, como esta história de dois irmãos caminhoneiros (George Raft e Humphrey Bogart).
E nada aconteceria de mais interessante, não fosse Walsh um cineasta capaz de extrair de uma profissão elementar aspectos humanos, profissionais, pessoais capazes de dar mais emoção a uma história dessas do que a muito drama de aviação, alpinismo, mergulho submarino ou coisas assim.
Há um irmão que perde um braço, há um patrão canalha, há as curvas da estrada e, naturalmente, das mulheres (Ida Lupino, Ann Sheridan). Estas últimas, eventualmente bem mais perigosas, emocionantes e curvilíneas. "Dentro da Noite" tem não poucas imagens que se vê uma vez e nunca mais se esquece.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Feira de Frankfurt homenageia Irlanda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.