São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira de Frankfurt homenageia Irlanda

SILVIA BITTENCOURT
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE BERLIM

Mais uma vez com um recorde no número de expositores, será aberta nesta quarta-feira a 48ª Feira de Livros de Frankfurt (Alemanha).
Até o próximo dia 7 de outubro, mais de 6.500 editoras e profissionais da mídia eletrônica, provenientes de 105 países diferentes, apresentarão seus produtos nesta que é a maior feira de livros do mundo.
A grande maioria dos expositores pertence a países de língua alemã (mais de 2.500). Depois, aparecem Grã-Bretanha e Estados Unidos. O Brasil estará representado por 29 editoras.
Irlanda
O país em destaque este ano é a Irlanda. A feira marcará a abertura do festival "Irlanda e sua Diáspora", que acontecerá até o mês de novembro em toda a Alemanha e que contará com diversos eventos culturais, não só na área da literatura.
O título do festival remete para as quase 80 milhões de pessoas de origem irlandesa espalhadas pelo mundo (na própria Irlanda vivem somente cerca de 3,5 milhões).
Segundo o diretor do festival, Lar Cassidy, "a Irlanda é talvez um dos anões da Europa no que se refere ao número de habitantes, mas um dos gigantes do mundo do ponto de vista cultural".
Nobel e U2
Ele exemplifica com nomes como o do poeta e Prêmio Nobel da Literatura Seamus Heaney -que estará presente em Frankfurt- e do grupo de rock U2.
Também no campo da mídia eletrônica Frankfurt se tornou a maior feira do mundo. Mais de 500 firmas especializadas estarão concentradas num salão exclusivo.
Outras 1.500 editoras oferecem, além dos livros tradicionais, textos em forma de CD-ROM e em sistemas Online.
Ponto de encontro
A própria feira oferece informações sobre expositores e eventos num serviço online (www.frankfurt-book-fair.com).
Um salão especial servirá como ponto de encontro Norte-Sul. Ali acontecerão debates sobre temas culturais da atualidade na América Latina, Ásia e África.
Está prevista, por exemplo, uma discussão com o Prêmio Nobel da Literatura Mario Vargas Llosa, escritor peruano.

Texto Anterior: A noite traz aventura
Próximo Texto: Ator recita obra de Camões em página criada na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.