São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ator recita obra de Camões em página criada na Internet

JAIR RATTNER
DE LISBOA

Ouvir a obra do poeta português Luís de Camões pela Internet é a proposta da Comissão de Comemoração dos Descobrimentos Portugueses. Basta ter um computador com sound blaster e caixas de som e entrar na home page http://www.cncdp.pt/cncdp/biblio/index.html.
Nesse endereço é possível ouvir o ator Luís Miguel Cintra recitar os poemas que aparecem na tela. "Já tínhamos a gravação há um ano e era uma pena não usar", conta Rui Pereira, membro da comissão.
A gravação foi feita pela Comissão dos Descobrimentos para comemorar os 400 anos da edição da lírica de Camões. "Camões não só fez parte da expansão marítima portuguesa, tendo estado na Índia, como relatou a época, além de ser o maior poeta português", diz.
Para ouvir os poemas na Internet, é necessário o software Real Audio, que pode ser baixado para o computador a partir da própria página. O acesso é em shareware, o que significa que não é necessário pagar direitos de autor para utilizá-lo. Com um modem de 28.800, o som sai em estéreo -se for de 14.400, será em mono.
Cintra faz parte de uma nova escola de declamação de poesia em Portugal, iniciada pelo poeta Gastão Cruz. "Procuro ter uma maneira discreta de ler poemas, a tradicional é mais afetada."
Cintra diz que teve que usar seus conhecimentos de linguística. "Procurei fazer uma leitura com consciência científica, tentando recuperar o ritmo original de cada poema", conta Cintra.
Uma das dificuldades é que o português falado hoje em Portugal pronuncia palavras proparoxítonas como paroxítonas, engolindo uma vogal. No português do Brasil, como se pronuncia as proparoxítonas por inteiro, o ritmo é mais próximo da forma como a língua era na época do Camões.

Texto Anterior: Feira de Frankfurt homenageia Irlanda
Próximo Texto: Eurochannel lança seriados da BBC inglesa e filmes europeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.