São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hebron será o ponto principal

IGOR GELOW
DO ENVIADO ESPECIAL

A cidade de Hebron, na Cisjordânia ocupada, é ponto principal das discussões marcadas para começar hoje nos Estados Unidos.
A principal questão discutida é a saída das tropas israelenses da cidade, na qual 400 colonos judeus vivem entre 120 mil palestinos.
As tropas estão em Hebron basicamente para separar os colonos, que moram no centro da cidade, dos outros moradores.
Ontem, por exemplo, a comemoração do feriado judaico do Succot pelos colonos ocorreu sob forte esquema de proteção do Exército e toque de recolher para os palestinos no centro da cidade.
Segundo os acordos de Oslo, que delinearam o processo de paz no Oriente Médio a partir de 1993, tropas de Israel deveriam ter deixado Hebron em março. Novo prazo negociado foi a semana passada, também não cumprido.
Passagem e outros Outro ponto prioritário é a criação de uma "passagem segura" para uso dos palestinos entre a faixa de Gaza e a Cisjordânia ocupada. Hoje o percurso tem de ser feito por território israelense, com barreiras do Exército.
Outro problema é o próprio cronograma do processo de paz no Oriente Médio.
Iasser Arafat irá querer discutir na cúpula de Washington a criação de um Estado palestino e o futuro status de Jerusalém. Isso para Israel, sob o governo do Likud tendo à frente Binyamin Netanyahu, é inaceitável.
(IG)

Texto Anterior: Líder egípcio falta e dificulta acordo
Próximo Texto: Mãe de Amir é alvo de ataque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.