São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo quebrará sigilo bancário

Suíça cria grupo para investigar contas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os deputados suíços aprovaram a criação de uma comissão parlamentar para determinar o destino dos pertences dos nazistas e de suas vítimas depositados no país.
A comissão foi solicitada pelo próprio governo, devido à má repercussão nacional de um relatório dos EUA que dizia que os nazistas aproveitaram o segredo bancário da Suíça para esconder seu dinheiro e ouro -que permaneceria até hoje em contas numeradas.
O projeto que cria a comissão ainda vai ao Senado e volta à Câmara antes de entrar em vigor, três meses depois da aprovação final. Não deve haver oposição -ontem, a aprovação foi unânime.
O grupo terá especialistas em questões financeiras com poder inclusive de romper o sigilo bancário, instituído em 1934. Haverá multa de 50 mil francos suíços (cerca de R$ 40 mil) para quem obstruir o trabalho da comissão.
Algumas organizações judaicas dizem que há bilhões de dólares depositados, mas a associação nacional de banqueiros diz que há US$ 32 milhões de proprietários desconhecidos.

Texto Anterior: Internação ocorre na próxima semana
Próximo Texto: Grupo de 75 rebeldes se entrega na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.