São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Nelore atinge 18 arrobas aos 18 meses

DA REPORTAGEM LOCAL

"O nelore está atingindo um estágio de qualidade que tornam desnecessários os cruzamentos industriais. O caminho é aprimorar a raça cada vez mais.".
A opinião é de Carlos Alberto de Souza Celestino, zootecnista e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Nelore do Brasil, e foi manifestada logo após o término do 1º Concurso de Carcaça da Raça Nelore, realizado de 21 a 29 de setembro, durante a Expoinel (Exposição Internacional do Nelore), em Uberaba (MG).
Foram abatidos dez animais. Eles tinham idade média de 18 meses e atingiram 18,6 arrobas de carcaça também em média.
"As cruzas industriais entre o zebuíno e o gado europeu são feitas justamente para chegar a essa média", explica Celestino.
Ele ressalta no entanto que o produto meio-sangue nascido do cruzamento exige mais em termos de alimentação e manejo.
"Eu não sou contra a cruza. Mas ela não é econômica, pois enquanto um animal cruzado precisa de 13 a 14 quilos de matéria seca para produzir um quilo de carne, o zebuíno exige somente de seis a sete quilos", afirma.
A prova em Uberaba foi supervisionada pelo professor Pedro de Felício, da Unicamp, um especialista no assunto.
O animal vencedor atingiu um rendimento de carcaça de 61,30% e teve 74,35% de carne aproveitável.
Nos julgamentos de pista da Expoinel, a fazenda do Sabiá venceu na categoria melhor criador de nelore padrão e José Carlos Prata Cunha foi o melhor expositor. Já nos de nelore mocho, Dionízia Conceição Ribeiro de Souza sagrou-se melhor expositora e melhor criadora.
Ainda durante a Expoinel, mostra que encerra a temporada de julgamento do nelore e do nelore mocho e premia os criadores campeões, foi lançada a Cédula de Produção Rural (CPR) do boi
Durante o primeiro leilão eletrônico desses títulos no país, foram apresentados três lotes, cada um com 1.650 cabeças de boi gordo.
Os lances foram dados via satélite, pela Embratel, por 26 corretoras.
No final, cada lote saiu por R$ 33 mil. A arroba foi negociada a R$ 18 e o leilão foi transmitido da ABCZ.

Texto Anterior: Las Lilas quer produzir carne no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.