São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb detecta gasolina sob calçada de banco na zona oeste

Explosão no subsolo do Itaú deixou 2 feridos sábado

DA REPORTAGEM LOCAL

Técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) fizeram perfurações ontem na calçada em frente ao prédio do Itaú na avenida Cidade Jardim (zona oeste) e detectaram presença de combustível, provavelmente gasolina, em três pontos.
O combustível foi detectado a cerca de três metros e meio de profundidade, no lençol subterrâneo de água que passa pelo local.
Na última quinta, foi encontrado combustível nos tanques de drenagem que ficam no subsolo dos prédios do Itaú e da agência de publicidade DPZ. Cerca de 300 litros do produto foram bombeados.
No último sábado, uma explosão no subsolo do Itaú acabou deixando duas pessoas feridas. Os prédios foram interditados.
O posto Cidade Jardim também acabou sendo interditado por suspeitas de vazamento.
Helvio Aventurato, gerente do setor de operações de emergência da Cetesb, afirmou que não há riscos de explosão no local mesmo com a descoberta de ontem. "As medições que fazemos não indicam níveis de explosividade."
Estão sendo feitas sondagens no local para identificar a origem do combustível e quanto dele ainda há no subsolo. Para isso, será importante determinar qual é o curso do lençol de água.
A Cetesb recebeu ontem o laudo sobre os testes feitos nos tanques de armazenamento de combustível do posto Cidade Jardim.
O laudo, encomendado pela Companhia São Paulo de Petróleo, fornecedora de combustível para o posto, será agora analisado pela área técnica da estatal.
Segundo o laudo, não houve vazamento em nenhum dos dez tanques do estabelecimento.
A Cetesb vai analisar a metodologia utilizada pela empresa que realizou os testes para depois dar um parecer sobre o laudo.
"Mesmo com esse laudo, a única suspeita para o vazamento continua sendo o posto", afirmou Aventurato.

Texto Anterior: Cidade só perde de São Vicente
Próximo Texto: Postos têm até dia 21 para entregar laudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.