São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996 |
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Renault fará carro 'popular' no Brasil
ARTHUR PEREIRA FILHO
Segundo o diretor de compras da montadora, Andreas Gabriel, "essa é a hipótese mais provável". Ele afirmou que a intenção da Renault é competir no segmento dos carros "populares". "A Renault tem planos para desenvolver um motor 1.0 para esse novo carro", conta Gabriel. O anúncio oficial deve sair até o final do ano. Pierre Poupel, presidente da Renault do Brasil, não confirma que a produção do carro pequeno no Brasil já tenha sido definida. "Não podemos prevenir os concorrentes antes da hora." O Clio foi lançado na Europa em 90. A versão produzida na Argentina começou a ser vendida no Brasil em agosto. Segundo Georges Douin, membro do comitê executivo da Renault, a vida útil de um modelo no mercado europeu gira em torno de oito anos. Ou seja, o Clio deve ser substituído por um outro carro por volta de 98. Produção do Mégane A possibilidade de fabricar o Twingo no Brasil está descartada, afirma Laurent Bernard, diretor de produtos da Renault. Segundo ele, o Twingo é muito pequeno para o mercado brasileiro. O primeiro modelo a ser produzido pela Renault já está definido: é a versão quatro portas do Mégane, carro médio da marca lançado ano passado na Europa. A capacidade da fábrica de São José dos Pinhais (PR), que começa a ser construída em janeiro de 95 e entra em operação em 99, é de 120 mil carros por ano. O primeiro Mégane na América do Sul virá da fábrica da Renault em Córdoba (Argentina). A partir de 97, o carro será exportado para o Brasil. O diretor de operações internacionais da Renault, Manuel Gomez, acredita no sucesso do Mégane no Brasil. Segundo ele, a tendência é o crescimento de vendas dos carros médios. "O mercado do carro 'popular' está muito dilatado neste momento, por causa das vantagens fiscais", diz. Atualmente, o carro "popular" paga IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de 8%. O carro médio recolhe alíquota de 25%. Outra decisão que deve ser tomada pela Renault nas próximas semanas é a construção de uma fábrica de motores para equipar os novos carros. Ela pode ficar no Brasil ou na Argentina. Texto Anterior: Empresa teve 3 anos de crise Próximo Texto: Mesbla deve fechar acordo nesta semana Índice |
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