São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

Soulages mostra luz e escuridão no Masp

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pierre Soulages, um dos maiores pintores franceses vivos, está em São Paulo para mostrar a escuridão e a luminosidade de sua obra.
Hoje, o artista francês de 77 anos inaugura "Noir Lumière", a sua 44ª retrospectiva, no Museu de Arte de São Paulo - Masp.
As duas palavras, "noir" e "lumière", podem ser traduzidas respectivamente como negro e luz. Mas por trás da escolha desses termos, está uma riqueza de sentidos intraduzível.
Na obra de Soulages, a combinação das duas palavras cria um terceiro conceito: o espaço. O artista define como seu interesse "o espaço que um quadro cria e que um quadro necessita".
As delimitações do espaço a que Soulages se refere são os esculpidos pela fusão de traços escuros e vigorosos com a luminosidade que incide nas telas.
A "luz" é um dos elementos centrais. Tanto que, mesmo depois de ter produzido mais de 1.200 pinturas, ele acompanhou cada passo da montagem da exposição, preocupado com a claridade da sala.
Segundo o pintor, quando olhamos suas obras, "a luz vem do quadro refletida pelo negro, em direção ao olhar".
O espaço das pinturas "não está sobre ele, mas fora. Se nos mexermos, a pintura vai se transformando ligeiramente em outra". Para Soulages, essa consciência de que fazemos parte do espaço do quadro é uma nova concepção de pintura.
O modo como produz contribui para a tentativa de "aprisionar" algo fora das telas. Com o uso de objetos perfurantes, a tela deixa de representar uma superfície plana e ganha volume, convidando o espectador a interagir com a obra de arte.
As 59 obras da exposição estão dispostas de modo a criar uma ordem cronológica invertida.
Ao passo que o espectador caminha, toma contato com as cinco décadas de produção de Soulages: desde os gestos fluídos dos trabalhos de 1947 até as pesquisas recentes com a tinta preta e a luz.
É a primeira vez que uma exposição desse calibre é montada em São Paulo no mesmo ano em que foi apresentada em Paris. (CEM)

Exposição: Pierre Soulages - Noir Lumière
Vernissage: hoje, a partir das 19h, para convidados. Dia 4, a partir das 11h, para o público
Quando: terça a domingo, das 11h às 18h. Quinta, das 11h às 20h. Até 10 de novembro
Entrada: R$ 3 (estudante) e R$ 5
Onde: Museu de Arte de São Paulo - Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644)

Texto Anterior: "Dead Man" ressuscita carreira de Jarmusch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.