São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como atuam os antivírus

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os programas antivírus usam diferentes processos para tentar identificar um vírus.
* Monitores de atividade - Tentam evitar uma infecção antes que ela aconteça, procurando por atividades no sistema características de um vírus -por exemplo, a de formatar um disco.
* Scanners - Procuram por vírus dentro de arquivos e discos, tentando localizá-los por trechos do seus códigos. Podem pesquisar os arquivos quando solicitados ou podem permanecer residentes, analisando qualquer programa imediatamente antes de ele ser executado.
* Verificadores de integridade - Calculam "assinaturas" dos arquivos antes de serem infectados e as comparam com novas "assinaturas", calculadas periodicamente para detectar se os arquivos foram modificados pela presença de um vírus. Essas "assinaturas" podem ser definidas, por exemplo, pela soma de todos os bytes que constituem um arquivo.
Alguns programas antivírus utilizam técnicas ainda mais avançadas para a detecção de vírus, incluindo processos baseados em inteligência artificial.

Texto Anterior: Programa combate vírus que chegam via Internet
Próximo Texto: Conheça os tipos de vírus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.