São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo 'OS/2' entende comando de voz e permite entrar na rede

Sistema da IBM terá versão em português até o fim do mês

LUCIA REGGIANI
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

O lançamento na última quarta-feira do "OS/2 Warp Version 4", sistema da IBM para o controle das funções básicas do micro, veio acompanhado de boas e nem tão boas notícias para usuários, parceiros e concorrentes da empresa.
Os que davam o "OS/2" como morto e enterrado pelo "Windows 95", da Microsoft, surpreenderam-se com a revitalização tecnológica desse sistema de 32 bits.
Redirecionado para o mercado empresarial (bancos, indústrias) e a profissionais que levam serviço para casa, o "OS/2" traz o apelo da conectividade total -de qualquer lugar com qualquer sistema, seja rede Novell, "Windows NT", Risc ou mainframe (grande porte).
A nova versão responde a comandos de voz, entende programas escritos em "Java" e terá nos próximos dias uma versão do "Netscape Navigator", popular soft de navegação pela rede mundial de computadores.
Com esses recursos, a IBM pretende melhorar sua posição no promissor mercado de intranets, as redes empresariais com tecnologia de Internet.
O reconhecimento de voz no "OS/2" versão 4 funciona tanto para navegação como para ditados. O usuário pode dar comandos de menu, como "abrir", ditar cartas ou surfar na Internet.
Não tão bom é ter de ditar frases fazendo pausas entre as palavras, como alguém que não tem fluência no idioma. Mas, embora a fala seja vagarosa, corresponde a uma digitação razoavelmente rápida.
Tecnologias
O "OS/2" está preparado para interpretar programas escritos em "Java", a linguagem desenvolvida pela Sun para uso na rede mundial, independente do browser.
Esse recurso permitirá que o micro converse com os NCs, pequenos computadores de rede que estão em desenvolvimento por várias empresas, inclusive a IBM.
O sistema traz um browser próprio. Uma versão experimental para "OS/2" do "Netscape Navigator" está disponível nos endereços de IBM e Netscape na Internet (http://www.ibm.com e http://home.netscape.com).
Depois de pronto, o "Navigator" virá junto com o sistema.
Tantos recursos só funcionam em máquinas poderosas. Sem o reconhecimento de voz, o "OS/2" se contenta com micro 486 com 12 a 16 Mbytes de memória.
A navegação por voz pede chip Pentium 75 MHz com 16 a 20 Mbytes de memória. Navegação e ditado exigem Pentium 100 MHz com 24 a 32 Mbytes de memória.
O espaço que ocupa no disco rígido varia de 100 a 300 Mbytes.
O sistema está disponível em inglês norte-americano, inglês britânico, francês, italiano, espanhol e alemão. Terá versão em português até o final de outubro.
O preço sugerido para as lojas, nos EUA, é US$ 249 para novos usuários e US$ 149 para atualização de versões anteriores.

A jornalista Lucia Reggiani viajou a San Francisco a convite da IBM.

Texto Anterior: 11º VideoBrasil; Bolsa Mercantil; Rádio estudantil; Município de São Paulo; Roteiro de hotéis
Próximo Texto: Confira a política de garantia da indústria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.