São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz nega presença de Perot em debate

Primeiro será domingo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Um juiz federal decidiu que o candidato do Partido da Reforma à Presidência dos EUA, Ross Perot, não pode impor sua participação nos debates pela TV entre os seus rivais Bill Clinton e Bob Dole.
O juiz Thomas Hogan resolveu que o fato de Perot e outros candidatos menores não terem sido convidados não viola a Constituição, como argumentaram os advogados do Partido da Reforma.
O primeiro debate entre Clinton e Dole, candidatos dos dois grandes partidos políticos norte-americanos, está marcado para domingo. Perot tenta ser incluído no programa ou suspendê-lo.
Seus advogados disseram que vão recorrer da decisão de Hogan.
A comissão que organiza os debates resolveu excluir Perot sob o argumento de que ele não tem chances reais de vencer a eleição de 5 de novembro.
Nas pesquisas de intenção de voto, ele tem de 5% a 7% das preferências. Em 1992, como candidato independente à Presidência, Perot obteve 19% dos votos.
Além de Perot, há cerca de outros 200 candidatos de partidos pequenos, que nem aparecem nas pesquisas de intenção de voto.
Dois deles, Ralph Nader, do Partido Verde, e John Hagelim, do Partido da Lei Natural, também entraram com ações na Justiça para serem incluídos nos debates.

Texto Anterior: Samper deve depor sobre droga no avião
Próximo Texto: Chirac abre crise com a Itália sobre o euro; União Européia critica lei americana na OMC; México ameaça com prisão de zapatistas; EUA querem retirar porta-aviões do golfo; Nobel da Paz é posta em prisão domiciliar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.