São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chirac abre crise com a Itália sobre o euro; União Européia critica lei americana na OMC; México ameaça com prisão de zapatistas; EUA querem retirar porta-aviões do golfo; Nobel da Paz é posta em prisão domiciliar

Chirac abre crise com a Itália sobre o euro
O presidente da França, Jacques Chirac, disse que a Itália, apesar de seu esforço, está "atrasada demais" para a implementação do euro, a moeda única européia, em 1999. A declaração quase causou o adiamento de uma cúpula franco-italiana prevista para amanhã em Nápoles (sul da Itália).

União Européia critica lei americana na OMC
A União Européia anunciou que vai levar uma reclamação sobre a lei Helms-Burton para a Organização Mundial do Comércio no próximo dia 16. A lei americana pune empresas estrangeiras que operam em Cuba. A decisão européia foi considerada uma forte reação contra os Estados Unidos.

México ameaça com prisão de zapatistas
O governo do México alertou a guerrilha Exército Zapatista de Libertação Nacional de que os membros do grupo que deixarem Chiapas (sul) para participar de encontro na Cidade do México (capital) serão presos. O líder dos rebeldes, "subcomandante Marcos", disse que os zapatistas vão à reunião.

EUA querem retirar porta-aviões do golfo
Os Estados Unidos planejam retirar o porta-aviões Carl Vinson do golfo Pérsico na semana que vem, deixando apenas um porta-aviões na região. Na semana passada, o secretário da Defesa dos EUA, William Perry, já havia dito que o Iraque estava "voltando atrás" e não ameaçava mais os americanos.

Nobel da Paz é posta em prisão domiciliar
A líder dissidente do regime militar de Myanma, Aung San Suu Kyi, foi colocada em "prisão domiciliar virtual" em Yangon depois que o governo prendeu outros 500 de seus simpatizantes. A dissidente, que já recebeu Prêmio Nobel da Paz, ficou presa entre 1989 e 1995 pelo mesmo regime.

Texto Anterior: Juiz nega presença de Perot em debate
Próximo Texto: ONU acaba com as sanções à Iugoslávia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.