São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Índice

ONU acaba com as sanções à Iugoslávia

Embargo havia sido imposto em 1992

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Conselho de Segurança da ONU levantou ontem formalmente as sanções comerciais contra a Iugoslávia (Sérvia e Montenegro).
As sanções foram impostas em 1992 por causa do apoio do país aos separatistas sérvios da Bósnia durante a guerra nos Bálcãs.
A reunião de ontem do conselho também decidiu o fim das sanções contra os sérvios da Bósnia.
As sanções contra a Iugoslávia e os sérvios da Bósnia já haviam sido suspensas em novembro de 1995 depois do acordo de paz que acabou com a guerra na Bósnia.
O Conselho de Segurança da ONU havia decidido na época que as sanções seriam definitivamente levantadas depois das eleições na Bósnia, ocorridas no último dia 14.
As sanções contra a Iugoslávia incluíam um embargo de comércio e de transportes.
Por causa da insistência dos EUA, o documento aprovado diz que o conselho pode impor novamente sanções se a Iugoslávia ou os sérvios da Bósnia "não seguirem as obrigações do acordo".
Os Estados Unidos haviam anunciado antes que pretendem enviar 5.000 soldados nos próximos dias para a Bósnia. O objetivo dos novos militares na região é acompanhar a retirada da atual força da Otan (a aliança militar ocidental) e substituí-la até março.

Texto Anterior: Chirac abre crise com a Itália sobre o euro; União Européia critica lei americana na OMC; México ameaça com prisão de zapatistas; EUA querem retirar porta-aviões do golfo; Nobel da Paz é posta em prisão domiciliar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.