São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Russos e rebeldes fazem acordo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê da Rússia, Viktor Tchernomirdin, e o líder dos rebeldes tchetchenos, Zelimkhan Iandarbiev, fizeram ontem um novo acordo de paz em Moscou.
Pelo acordo, será criada em uma semana uma comissão conjunta formada principalmente por não-políticos para reconstruir a economia da Tchetchênia (sul da Rússia) e organizar eleições locais.
O secretário do Conselho de Segurança russo, Alexander Lebed, responsável pelos acordos anteriores com os tchetchenos, também participou da reunião.
"Este é um grande passo na direção correta", disse Tchernomirdin. Ele afirmou que os membros da comissão vão ter autoridade para tomar decisões sozinhos.
Lebed fez um acordo com os tchetchenos segundo o qual a independência da região (reivindicada pelos rebeldes desde 1991) será discutida apenas no ano 2001.
Mas Tchernomirdin indicou ontem que a Rússia não deve ceder. "A integridade territorial da Rússia não pode ser objeto de troca."
Segundo a agência de notícias "Interfax", a comissão deve ter um chefe russo e um tchetcheno e fazer reuniões semanais.
A comissão deve ser responsável pela supervisão da retirada das tropas russas da região e por meios de evitar a violência e o crime.
Seus deveres mais urgentes são financiar a construção de casas, recolocar o comércio em funcionamento, indenizar vítimas da guerra e garantir o combustível para o próximo inverno.

Texto Anterior: Ieltsin rejeita ameaça de Lebed sair
Próximo Texto: Bósnia e Iugoslávia estabelecem relação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.