São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT é ambíguo sobre relação com tucanos

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT adota comportamento ambíguo no segundo turno da sucessão municipal. No Rio, a tendência do partido é optar pela neutralidade entre os candidatos do PSDB e PFL. Em São Paulo, quer o apoio do PSDB para Luiza Erundina.
A tendência de neutralidade no Rio foi confirmada ontem pelo presidente do PT, José Dirceu. "Não dá para traçar paralelo entre Rio e São Paulo", afirma. "Aqui, a disputa é contra o malufismo, uma luta do bem contra o mal."
"A tendência pela neutralidade é do PT do Rio", diz Dirceu, sem manifestar sua opinião pessoal. No Rio, segundo ele, a adesão a Sérgio Cabral (PSDB) é difícil "porque é uma disputa entre PFL e PSDB, aliados no governo federal".
Êxito petista
Dirceu afirmou que o participação do PT na eleição municipal foi "vitoriosa". O partido, segundo ele, deve triplicar o número de prefeituras -tem atualmente 53. O PT vai disputar o segundo turno em sete capitais.
Disputará o segundo turno em São Paulo, Campo Grande (MS), Belém (PA), Natal (RN), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Florianópolis (SC). Ganhou no primeiro turno em Porto Alegre (RS). Obteve êxito em cidades importantes.
No Rio Grande do Sul, por exemplo, tinham sido eleitos 21 petistas até ontem -em 92 foram eleitos sete. O PT vai para o segundo turno em Caxias e Pelotas, segunda e terceira maiores cidades gaúchas.
Segundo Dirceu, o desempenho do PT também foi "muito bom" em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio, Minas e Bahia. Em Santa Catarina, elegeu prefeitos de cidades do porte de Blumenau, Lajes e Chapecó.
Em São Paulo, elegeu prefeitos em Santo André, Franca, Mauá, Lins e Jaboticabal -vai ao segundo turno em Santos e Ribeirão Preto. Devem ser eleitos 25 prefeitos petistas em são Paulo.
Em Minas, o PT deve eleger mais de 30 prefeitos, inclusive em cidades médias como Ipatinga, Coronel Fabriciano e João Monlevade. Na Bahia, conquistou as prefeituras de Vitória da Conquista e liderava em Itabuna. No Rio, ganhou em Angra e Barra Mansa.
(EN)

Texto Anterior: Guerra e paz
Próximo Texto: 2º turno entre Pitta e Erundina aponta vitória de malufista por 53% a 37%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.