São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE atrasa soma dos votos apurados

Último boletim ainda trazia 96,71% do total

DA REPORTAGEM LOCAL

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo divulgou ontem, às 19h45, outro boletim parcial com a totalização de 12.714 urnas (96,71%), correspondentes a 5.477.201 eleitores.
Celso Pitta (PPB) tinha então 2.467.412 (48,32% dos votos válidos), contra 1.247.689 (24,43%) de Luiza Erundina (PT).
José Serra (PSDB) somava 795.405 (15,58%) e Francisco Rossi (PDT) alcançava 388.055 (7,60%). Os votos brancos somavam 83.540 (1,53%) e os nulos 287.038 (5,24%).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE), Nelson Fonseca, disse ontem que o atraso da divulgação do resultado das eleições foi causado por um problema no software (programa de computador), em Brasília.
A apuração dos votos terminou ontem de madrugada, às 4h. O dificuldade ocorreu com a soma dos votos (totalização), realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Ele explicou que o TSE se preocupou tanto com a segurança, que os computadores não estavam aceitando os dados registrados nos disquetes das urnas eletrônicas. "O excesso de zelo prejudicou o trabalho de totalização dos votos", disse. Segundo Fonseca, a falha técnica ocorreu em apenas 5,75% das 13.147 urnas.
Como o programa foi usado pela primeira vez, Fonseca considerou a falha técnica normal. Disse também que a apuração começou com 1h30 de atraso por causa da chuva.
"Muitos funcionários do TRE não conseguiram chegar antes do horário previsto para o início da apuração" (prevista para as 19h no dia da eleição). O presidente do TRE afirmou que até o início da noite de ontem seria divulgado o resultado final.
Impugnação
A coligação "Sim por São Paulo", da candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, entrou anteontem à noite com uma representação na 1ª Zona Eleitoral, pedindo a impugnação de 22 urnas.
Segundo a representação, o pedido é para que técnicos do TRE do Estado, acompanhado de técnicos do partido, façam uma avaliação no funcionamento das urnas eletrônicas. Se for constatado problema, que haja anulação dos votos.
A coligação alega ter recebido denúncias de eleitores das 22 urnas. O problema seria o aparecimento do segundo algarismo 1 após digitar o primeiro, no voto para prefeito, fazendo com que aparecesse a fotografia do candidato Celso Pitta. Segundo informações da 1ª Zona Eleitoral, só uma urna foi impugnada no dia da eleição na zona.

Texto Anterior: Malufismo dobra percentual de votos em 8 anos em São Paulo
Próximo Texto: PT é o partido mais presente no 2º turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.