São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB cresce no Vale do Paraíba e conquista pelo menos 14 prefeituras

SHEILA FARIA
DA FOLHA VALE

Pelo menos 14 das 39 prefeituras do Vale do Paraíba (nordeste do Estado) devem ficar com o PSDB. A vitória do partido ocorre nas maiores e mais importantes cidades da região -Taubaté, Jacareí, Lorena, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Campos do Jordão.
Na eleição passada, o PSDB conquistou 9 prefeituras na região, contra 18 do PMDB. Até as 17h30 de ontem, o PMDB liderava em Aparecida e Queluz. Os dois são os principais partidos da região.
Em São José dos Campos, a maior cidade da região, o tucano Emanuel Fernandes vai disputar o segundo turno com o candidato do PMDB, Pedro Yves Simão.
"Das cidades grandes do Vale, acredito que só perderemos em Cruzeiro", disse ontem o vice-governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), principal articulador político do Estado na região.
Segundo Alckmin, a votação do partido no Vale do Paraíba deve ser a mais expressiva do interior do Estado, se considerada a importância e o tamanho das cidades.
"Se o PSDB está na frente em 14 cidades do Vale, o PT lidera em 20 cidades no Estado", disse a atual prefeita de São José dos Campos, Angela Guadagnin (PT).
Coligações O PSDB também está computando como conquista a possível eleição do petista Paulo Roitberg em Caçapava e a vitória do pedetista Marco Antonio de Oliveira Santos em São José do Barreiro.
Roitberg liderava a apuração de votos em Caçapava até as 16h30 de ontem. Na cidade, o PT se coligou ao PSDB. Santos foi eleito em Barreiro em coligação com o PSDB.
Em Pindamonhangaba, reduto eleitoral do vice-governador, o PSDB conquistou a terceira eleição desde a criação do partido, com a vitória de Vito Ardito Lerário.
A previsão inicial dos partidos era que o PMDB e o PSDB dividissem o controle das prefeituras da região.
Os tucanos lançaram candidatos em 31 cidades do Vale do Paraíba. O PMDB, em 21 cidades.
Os dois partidos se coligaram para disputar as eleições nos municípios de Caraguatatuba, Lagoinha, Santo Antonio do Pinhal e São Luís do Paraitinga.
Para o deputado federal Ary Kara José (PMDB), as conquistas do PSDB resultam da "máquina do Estado a favor dos candidatos".

Texto Anterior: Justiça Eleitoral suspende a apuração na capital
Próximo Texto: Candidatos vão para 2º turno e escondem estratégia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.