São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vantagem é maior no sul

DA REPORTAGEM LOCAL

O horário de verão deste ano só será implantado em 14 dos 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Isso porque o horário de verão só é vantajoso nos lugares onde os dias são maiores no verão.
O principal objetivo da mudança no horário é aproveitar melhor a luz no final do dia para economizar energia elétrica.
Nos Estados mais ao norte, próximos à linha do Equador, a diferença na duração dos dias é quase igual o ano inteiro, no inverno ou no verão. Quanto mais afastado da linha, maior é a diferença (veja quadro ao lado).
A linha do Equador corta a Terra ao meio e é o ponto onde os dias e as noites tem duração igual o ano todo. Os Estados do Amapá e de Roraima são cortados pela linha.
Quanto mais ao sul do país, maior é o ganho de energia elétrica com o horário de verão.
A inclusão de Bahia, Tocantins, Alagoas e Sergipe no horário de verão é uma exceção à regra. Os Estados foram incluídos a pedido dos governadores, que alegam prejuízo com a diferença de horário, e não por proporcionarem economia de energia.

Texto Anterior: O horário de verão no Brasil
Próximo Texto: Paulistanos culpam bueiros por enchente de quinta-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.